terça-feira, 21 de maio de 2013

Qual é a função do Android?




 O Android - sistema do Google para smartphones - já está presente por aqui em aparelhos de Samsung, Motorola e HTC, entre outros. Fizemos aqui um passo a passo simples para mostrar como usar este sistema, que tenta fazer frente ao do iPhone, da Apple. O Android é um sistema intuitivo e, entre outras coisas, contém um bocado de aplicativos gratuitos em seu Android Market.
CONEXÃO COM O GOOGLE E COM O TWITTER
A principal vantagem do Android é a conexão rápida do usuário com todos os serviços do Google. Num HTC Magic cedido pela TIM e totalmente zerado, primeiro o telefone dá dicas de como usar o teclado virtual e em seguida oferece a possibilidade de entrar com seu email e senha da conta do Google. Fornecidos ambos, os seus Contatos, Gmail e Gtalk, entre outros serviços, ficam permanentemente conectados ao telefone, o que permite rápido acesso. Da mesma forma, o Twitter é acoplável ao Android no HTC, bastando fornecer nome de usuário no microblog e senha. É ainda apresentada a alternativa de se conectar a álbuns de Facebook e ao Flickr.
PERSONALIZANDO TELAS COM WIDGETS
Usar o Android é relativamente simples. Uma tela de descanso bloqueia o sistema, bastando arrastá-la para baixo para ter acesso às telas personalizáveis (no caso do Magic, são sete). A tela principal, por padrão, vem com relógio, previsão do tempo e quatro atalhos (para mensagens, email, internet e a câmera do celular). Arrastando o polegar para a direita ou para a esquerda sobre a tela, chega-se a três outras de cada lado. Para adicionar um widget, basta clicar no sinal de "+" no canto direito, embaixo, e escolher nas duas listas de widgets disponíveis - Android ou HTC. O Twitter, por exemplo, tem dois formatos à escolha do usuário. Para remover, basta segurar o dedo em cima do widget, para selecioná-lo, e depois arrastá-lo para a opção Remover que aparece embaixo.
NA OPÇÃO ÁLBUNS, AS FOTOS DO FACEBOOK
Oposta ao sinal de "+" já mencionado, na barra inferior da tela, está uma seta que leva ao menu de aplicativos (no meio dessa barra está a opção Telefone, que leva ao teclado virtual de discagem). Apertada a seta, encontramos as dezenas de programinhas. Em Ações, por exemplo, é possível acompanhar o mercado financeiro em tempo real, dando refreshs e pesquisando outras ações. Já em Álbuns, é possível ver as coleções de fotografias presentes em Flickr ou Facebook (juntamente com seus contatos), caso você tenha se sincronizado com esses sites para acesso no smartphone.
FOTOGRAFIA MISTURADA COM GEOGRAFIA
Um dos aplicativos mais interessantes do sistema no HTC é o Footprints, que permite associar um local a uma fotografia, com a ajuda do GPS. Mesmo em ambientes indoor. Fiz um teste aqui na redação do GLOBO e o programa registrou o lugar aproximado, não sem avisar que era preciso arrastar o mapa para marcar com precisão a localização. Foi o que fiz e, assim, associei a foto à esquina da rua Irineu Marinho com a Marquês de Pombal, na Cidade Nova.
Por falar em GPS, o Google Maps tem uma margem de erro de 800 metros na localização, e nele é possível visualizar percursos. Entrando no recurso Latitude, é possível compartilhar com amigos presentes no serviço o lugar onde você está. Entretanto, se o usuário não desejar que sua localização seja compartilhada, não deve se valer desse recurso.
Nas Configurações do Android, é possível personalizar o telefone, ativar e gerenciar o Bluetooth (ele não fica ligado direto, deixando o aparelho invisível periodicamente, de modo que é preciso prestar atenção durante as sincronizações). No caso de o usuário necessitar desfazer a conexão com a conta do Google presente no telefone e conectar-se a uma nova, o caminho é entrar nas Configurações, seguir para Segurança e descer até Restabelecimento de Dados, que apagará as informações e reiniciará o sistema.
COMPROMISSOS E BUSCA A QUALQUER MOMENTO
Adicionar um evento no Calendário é simples. Basta arrastar o dedo até o mês desejado e marcar o dia. Aparecerá a opção Adicionar Evento, com o teclado virtual para digitar o nome do compromisso e local. Depois disso, é só anotar com que antecedência o programa deve lembrá-lo do evento e se este deve ser repetido ou não.
É possível personalizar uma página do Android com um widget Pesquisar, que automaticamente mostra uma caixa de busca do Google. O HTC Magic, entretanto, tem um botão físico com uma lupa que leva direto à função de busca rápida, a qualquer momento. Outro widget que é interessante adicionar é o de Música, que põe em uma das telas a playlist do usuário (que pode, por exemplo, ser enviada via Bluetooth).
ANDROID MARKET E TWEETS VIA PEEP
No Android Market, é possível baixar várias opções de programinhas gratuitos para o telefone, inclusive jogos, de download descomplicado. O limite é o tamanho da memória, naturalmente. O número um dos jogos de cartas baixados nesse mercado é a paciência (as listas de programas são sempre mostradas com os mais populares no topo), e deve-se dizer que ela é mais gostosa de jogar com os dedos do que com o mouse.
O Twitter é encontrado entre os aplicativos na função Peep, que dá acesso imediato aos tweets de quem você está seguindo e permite tuitar rapidamente. (Da mesma forma, nos atalhos para Gmail e Gtalk o usuário já encontra sua ID logada e acesso rápido a todos os contatos na internet.)
UM JOGUINHO BEM VICIANTE
O aplicativo Quickoffice serve para abrir arquivos de escritório (em anexo no Gmail, por exemplo), e há também um visualizador de PDFs entre os aplicativos. O YouTube não poderia faltar entre os programas, e é fácil acessá-lo, buscando os vídeos desejados, que passam horizontalmente. No caso do HTC Magic, o Android vem ainda com o Teeter, um viciante game em que é preciso levar uma bolinha ao buraco certo, movendo o celular para fazê-la seguir a trajetória requerida. Não é fácil.

Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...