Isso é culpa de alguns Aplicativos que ativam partes do celular — como processador, GPS ou câmera — quando são utilizados, o que é normal. Mas o que os pesquisadores descobriram foi que acontecem erros de energia.
Existe um problema nos aplicativos que faz o sistema operacional falhar no momento que tenta encerrar a utilização da ferramenta. Ou seja, ainda que você para de usar o aplicativo, é como se ele continuasse ligado.
Mas os aplicativos não são os únicos culpados por sobrecarregar o sistema e o hardware: email inativo, Google Maps, seviço de backup do Android e [ironicamente] o gerenciador de energia também mostraram problemas. O aplicativo do Facebook também exige bateria excessiva do celular.
“Além de bugs, muitos usuários não sabem mesmo quando vários aplicativos ou programas estão em execução, o que acaba esgotando a bateria de seus aparelhos.”
Mas é fácil descobrir se aplicativos estão consumindo a sua bateria: na tela inicial do telefone Android (ou tablet), clique no botão de menu, depois em Configurações. No menu, toque em Aplicativos, em seguida, Gerenciar Aplicativos. E, finalmente, toque no botão "Running" na parte superior da tela. Você vai ver o que está funcionando e o que você provavelmente não deveria. Você pode encerrar um aplicativo tocando nele e selecionando Parar.