O Xperia Z é um dos principais pilares do novo plano da Sony . Uma vez que você começa a reparar no telefone pessoalmente, todos os Xperias que vieram antes dele empalidecem em comparação. Nele você encontrará o primeiro visor do telefone 1080p da Sony, além de uma câmera de 13 megapixels e 1,5 GHz quad-core Snapdragon S4 Pro - o mais potente processador móvel da Qualcomm atualmente disponível .
Por onde começar com o hardware? Com uma tela de 5 polegadas, em comparação com os 920 Lumia substanciais, o Xperia Z é um pouco mais alto, mas é mais fácil de segurar, graças a essa forma mais magra. No entanto, há problemas de deslizamento em nossos bolsos - algo que não se pode dizer de outros telefones com telas de 5 polegadas.
Duas outras características notáveis são as classificações Xperia Z IPX5 / 7 e IP5X . Em termos reais, a Sony diz que o telefone pode lidar com água até uma profundidade de um metro, e é resistente a jatos de água. Ele também é projetado para afastar o pó das peças mais delicadas do telefone. Para acessar o micro-SIM e slots para microSD, bem como o micro-USB e tomadas de fone de ouvido, você precisa abrir as tampas fechadas. Há um revestimento de borracha por trás de cada um, garantindo que a água não entre. Quando testado em tigelas de água, no chuveiro e até mesmo em uma mangueira o aparelho não deu problema.
Com todas essas aberturas mecânicas cobertas, teria sido bom ver alguma forma de carregamento sem fio, uma vez que já está lá fora em telefones rivais como o Lumia 920.
Lá em cima, você vai encontrar a câmera de 2 megapixels frontal com sensor Exmor R da Sony - e ele também suporta HDR! Abaixo da tela, não há nada além do microfone do telefone. O Xperia Z tem botões na tela ao invés de teclas capacitivas.
É a estréia de novo sensor Exmor RS da Sony. Uma câmera de 13 megapixels capaz de vídeo HDR (a melhoria em destaque aqui é o vídeo HDR, oferecendo uma maior gama dinâmica de iluminação em sua captura de vídeo. Na prática, ele funciona bem.
Existem também alguns aplicativos extras entre eles incluem Dropbox, Arquivo Commander, Mídia WiFi conectadas da Sony para TVs compatíveis, OfficeSuite e Socialife. Esse último é o mais recente esforço da Sony para combinar seus feeds RSS favoritos com Twitter e atualizações do Facebook. É menos intrusivo do que o widget de telefones Xperia anteriores, mas não há nada que nos obrigou a usá-lo para além de alguns testes superficiais.
A adição mais notável é o novo modo de poupança de bateria Stamina da Sony. Localizado sob o gerenciamento de energia nas configurações, o foco aqui é parar os aplicativos que não autorizados acessem dados através de seu sinal de telefone (ou WiFi) quando a tela está desligada. Temos certeza que você está pensando: "Faz sentido, mas e o meu e-mail?" Não se preocupe, pois o seu e-mail e outros aplicativos do Whatsapp, Twitter e Facebook podem ser adicionados a uma lista branca, para que eles possam executar ping para atualizações sempre que quiserem. A seção de gerenciamento de energia também lhe dá uma estimativa de quantas horas o deixou em standby .
É um alívio ver a Sony agora fazer um esforço concertado para fazer um telefone premium - e é isso que este é .
Vimos muitos, muitos telefones 1080p em 2013, e enquanto o Xperia Z não pode melhor a qualidade geral do painel de 5 polegadas da HTC, o próprio telefone tem um olhar muito mais distintivo do que seus concorrentes. Enquanto o Snapdragon S4 Pro foi o melhor da temporada 2012 do processador grupo, já sabemos o que esperar de telefones no final deste ano - talvez a Sony deveria ter esperado um pouco mais?