O Optimus L3 é um pouco melhor que o Galaxy Y.
O L3 conta com 3.2 polegadas de tela, algo bastante confortável para o uso, mas a quantidade de pixels peca, e muito. São apenas 320 x 240 pixels, totalizando aproximadamente 125 pixels por polegada.
. A versão instalada pela empresa aqui é o 2.3.6, que dentro do Gingerbread está apenas um passo antes do mais recente de todos. Diferentemente das concorrentes, a LG não inseriu apps próprios. Ela apenas modificou a tela inicial para algo mais particular.
Assim como outros smartphones Optimus, este conta com ícones bem coloridos e chamativos, algo bem pensado para quem está se acostumando com o Android ou para quem tem dificuldades para diferenciar certas tonalidades de cor. O telefone tem um verde vivo, as mensagens contam com um laranja forte e a agenda de contato é roxa. Todos bem diferentes um do outro.
Dentro do Menu a tela é preta e os apps são divididos em duas partes: apps que já estão no celular desde a fábrica e outros que você baixa. Ambas as listas podem ser minimizadas e você pode adicionar quantas quiser. É algo similar com as pastas, só que sem ter a obrigação de abrir algo para depois acessar os aplicativos e jogos. Na parte de configurações os ícones receberam as mesmas cores que estão na home, tudo bastante intuitivo.
De cara encontramos o Facebook, Twitter, Google+ e Orkut para redes sociais, Assassins Creed, Tetris e Block Breaker 3 para jogos, Polaris Viewrpara abrir documentos, planilhas e apresentações. Tudo já instalado e pronto para rodar, com exceção dos jogos que você precisa abrir pela primeira vez e baixar o restante. Enfim, ele é melhor e possui desempenho superior ao aparelho da Samsung.