sábado, 25 de maio de 2013

Android ou Windows Phone 8 ?




Animado com a perspectiva do Windows Phone 8? Eu era muito -, mas depois de uma semana de uso do plataforma , me convenci de que o Windows Phone ainda tem um longo caminho a percorrer antes que possa ser considerado uma alternativa viável para iOS e Android .
Android e iOS têm muitas vantagens sobre o Windows Phone 8, mas talvez a maior delas seja o período de tempo em que eles estiveram disponíveis. O primeiro aparelho com Android - o T-Mobile G1 - saiu em 2008 e o primeiro iPhone 2G da Apple saiu em 2007. Desde então, as duas plataformas têm evoluído significativamente.
O Windows Phone, em comparação, é um novato e ainda tem que encontrar seus pés dentro do espaço. 
Vir do Android 4.2 para o Windows Phone 8 foi uma experiência estranha, quase como voltar no tempo. A interface do Windows Phone 8 parece ultra-moderna e fresca. A visão da Microsoft de como você interage com um dispositivo móvel também é muito ousada, ela se atreve a experimentar algo novo - e isso é altamente louvável. Mas em um mundo onde a maioria das pessoas estão acostumadas com a maneira do Android ou iOS de fazer as coisas, a mudança para o Windows Phone apresenta alguns problemas.
Minha única queixa principal com o Windows Phone é a falta de aplicativos. Está muito atrás do iOS e do Android. E não é apenas a grandes jogos de nome e aplicativos específicos móveis que eu estou falando aqui, são coisas como Dropbox, Google Drive, Chrome, Google Reader - presentes em iOS, Android e até mesmo desktops.
Apps como estes, particularmente Dropbox, Drive, Chrome e Reader, são parte integrante do meu dia-a-dia de trabalho. Windows Phone 8 não suporta nenhum, o que faz com que haja problemas para um usuário como eu. Eu preciso dessas coisas. E se elas não estiverem disponíveis, eu vou para outro.
O Windows Phone 8 tem muitas coisas interessantes, como o hub Pessoas, que agrega todos os seus feeds sociais em um só lugar, e pode ser um dos melhores hardwares atualmente no mercado, como o Lumia 920 da Nokia e Lumia 820 , por exemplo.
Eu também lutei para fazer as coisas básicas com Windows Phone. Durante a semana com o LUMIA 920 eu twittei menos, quase fui no Facebook, e mal naveguei na web.
O motivo? Eu não gosto de usar serviços agregados para coisas como Twitter e Facebook.Aplicativos dedicados funcionam melhor para mim, apesar da natureza inventiva do Windows Phone Hub Pessoas. Eu também mantenho carinhosamente uma extensa coleção de bookmarks no Chrome, o que, evidentemente, não está disponível para Windows Phone e os indicadores não são suportados no IE10.
Mas a única coisa que realmente me irrita sobre o Windows Phone é a espera. Você tem que esperar alguns segundos muito longos para que ele faça qualquer coisa. Isso me irritou ao usar o Windows Phone 7 e eu estou desapontada que a Microsoft não tenha organizado no Windows Phone 8.
E eu acho que o fato de a Microsoft estar lançando uma grande quantidade de seus serviços - SmartGlass, Xbox Music, Xbox Live - cross-platform mostra que ela não tem total confiança em seu sistema operacional também.
Na verdade, eu diria que a Microsoft não precisa sequer de um sistema operacional para celulares. Só não o Windows 8 - em vez disso, se concentrar em outros serviços em desenvolvimento, como SmartGlass e Xbox Music, e deixar o espaço de telefone para Google e Apple.
Amo alguns dos aspectos do Windows Phone 8, mas na prática, ele não tem muito do que hoje é dado como certo dentro do Android e do iOS, tanto que qualquer mudança a partir de um iPhone ou, digamos, um Galaxy S3 será um desapontamento.
Talvez o Windows Phone seja melhor visualizado por alguém que nunca usou o iOS ou o Android. Pelo menos assim você não perde qualquer uma das plataformas.  No momento, porém, o meu dinheiro para o windows phone está em terceiro lugar. Desculpe, Microsoft.

Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...