domingo, 13 de outubro de 2013

Sony Xperia ZQ



Aparelho traz uma tela de 5” com resolução Full HD, processador quad-core de 1.5 GHz e câmera de 13 MP. Tudo isso com um design compacto e bastante elegante

Z, ZQ ou ZL?
Existe uma certa confusão entre três modelos de smartphones da Sony. Durante a CES 2013, no início deste ano, a empresa anunciou dois aparelhos que seriam o destaque em sua linha: o Xperia Z e o Xperia ZL. Ambos tem o mesmo hardware (processador, memória, câmera, tela), o que muda é o tamanho e algumas características secundárias: o ZL é menor, com um design mais compacto, mas em compensação não é resistente à água como o Z.
xperiaz_vs_zl-360px.jpg

Xperia Z (à esquerda) e Xperia ZL: tamanho é uma das principais diferenças

Ao estudar o mercado nacional a empresa constatou que os consumidores preferiam o design mais compacto do Xperia ZL, portanto foi ele o escolhido para o lançamento por aqui. Mas o ZL não é compatível com as frequências usadas em nossas redes de telefonia 4G, e foi necessário adaptar o projeto. Nasceu então o Xperia ZQ, uma versão "tropicalizada" do ZL.
Design
Disponível nas cores preta ou branca o Xperia ZQ é um aparelho bastante elegante, e a tela é uma das primeiras coisas que chama a atenção. A Sony afinou as bordas, e com isso conseguiu colocar uma tela de 5 polegadas em um aparelho com o mesmo tamanho de concorrentes como o Nexus 4 e o Optimus G, ambos equipados com telas de 4.7”. O smartphone mede 13,1 x 6,9 cm, com 9,8 mm de espessura e pesa 151 gramas.
xperiazq_frenteverso-360px.jpg

Sony Xperia ZQ

Se destaca também na resolução: são 1920 x 1080 pixels, com uma densidade de 441 pixels por polegada (ppi), muito acima dos 326 ppi da tela Retina de um iPhone 5. Com isso a nitidez da imagem, especialmente do texto, é excelente, e assim como o contraste e a fidelidade de cor.
Todos os botões ficam na lateral direita do aparelho: o controle de volume está no canto superior, o botão liga/desliga perfeitamente centralizado e o botão para a câmera no canto inferior. A posição do botão liga/desliga pode parecer estranha, mas faz todo sentido: ele é acessível tanto para quem segura o smartphone com a mão esquerda (usando o dedo médio) quanto para quem o segura com a mão direita (usando o polegar). O botão da câmera tem dois estágios (foco e disparo) e é algo que gostaríamos de ver em mais aparelhos.
A traseira do Xperia ZQ é fixa, e o plástico fosco é texturizado, o que melhora a “pegada” e de quebra evita riscos e marcas de dedo. Os slots para o micro SIM e cartão micro SD (que pode ter capacidade de até 64 GB) ficam em uma portinhola também na traseira. A bateria não é removível.
xperiazq_tampa-360px.jpg

Detalhe da "portinhola" com os slots para cartões microSD (esquerda) e micro SIM (direita)

A Sony inclui com o aparelho um par de fones de ouvido MDR-EX300, que segundo a empresa tem “drivers”, ou alto-falantes, maiores do que a média: são 13,5 mm de diâmetro, contra 9 mm na maioria dos modelos similares. O resultado disso é uma qualidade de som melhor, especialmente entre os graves, algo que constatamos na prática. 
Por dentro o Xperia ZQ tem um processador quad-core Qualcomm Snapdragon S4 Pro rodando a 1.5 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna. Como todo smartphone recente da Sony ele tem NFC para facilitar a comunicação com acessórios ou a troca de informações entre outros aparelhos (basta encostar para transmitir uma foto, por exemplo). Também tem Rádio FM, Wi-Fi nos padrões 802.11 a/b/g/n, Bluetooth 4.0 e GPS, e já é compatível com as redes 4G que estão entrando em operação no Brasil.
xperiazq_fones-360px.jpg

MDR-EX300: Fones de ouvido tem boa qualidade de som

Não há uma porta HDMI para ligar o smartphone a uma TV: para isso é necessário comprar separadamente um adaptador MHL, que é plugado à porta micro USB na lateral direita. 
Software
O sistema operacional do Xperia ZQ é o Android 4.1.2, com algumas modificações feitas pela Sony. Por exemplo o launcher (a tela inicial), a lockscreen (tela de bloqueio), o painel de notificações e ajustes rápidos (no topo da tela) e a gaveta de aplicativos são um pouco, mas não muito, diferentes do Android padrão. É algo bem mais sutil do que a Samsung faz com o TouchWiz, por exemplo, que é uma “reforma” completa na interface do sistema.
O player de música, que a Sony chama de Walkman, tem atalhos para buscar letras de músicas no Google ou informações do artista na Wikipedia, embora mostre os resultados no navegador. Também há o ClearAudio+, um recurso de equalização que aprimora a qualidade do som, melhorando os graves e a separação entre a voz e os instrumentos. 

Player de vídeo organiza episódios de séries por temporada

Um utilitário curioso é o Controle Remoto, que transforma seu smartphone em um controle remoto universal para sua TV ou outros aparelhos como um DVD Player, sintonizador de TV a cabo ou Home Theater. Ele funciona graças a um emissor de infravermelho integrado dentro do botão liga/desliga. A configuração é fácil, basta abrir o app e indicar o tipo e marca do aparelho que você quer controlar. Testamos o recurso com uma TV LCD da LG, e ele funcionou sem problemas.
Câmera
A Sony tem tradição em câmeras, e o Xperia ZQ não foge à regra. Ele usa um sensor Exmor RS (mesma tecnologia usada nas câmeras digitais da empresa) de 13 MP, acompanhado por flash, que promete fotos melhores mesmo em condições adversas, como em locais com pouca luz. As fotos diurnas são muito boas, e a câmera tem boa sensibilidade à luz, o que ajuda nas noturnas, embora elas tenham um nível de ruído mais elevado . 
O Xperia ZQ também tem uma câmera frontal de 2 MP, para videochamadas, que fica numa posição curiosa: no canto inferior direito do aparelho. Isso deixa o usuário em um ângulo estranho durante as chamadas, parece que ele está “com o nariz empinado”, olhando para cima em vez de para a tela. Uma solução é virar o aparelho de ponta-cabeça durante a chamada, o que coloca a câmera em uma posição mais convencional.
Desempenho e autonomia de bateria
O Xperia ZQ é baseado em um processador quad-core Qualcomm Snapdragon S4 Pro rodando a 1.5 GHz, o mesmo usado em concorrentes como o Nexus 4 e o Optimus G, e portanto com desempenho similar. Foram 20.675 pontos no AnTuTU, nosso benchmark padrão para dispositivos Android, o que o coloca entre os aparelhos mais rápidos que já passaram por nossas mãos: um pouco à frente do Galaxy Note II e Nexus 4, encostado com o Optimus G e não muito distante da versão 4G do Galaxy S4, perto o suficiente para que a diferença não seja notável no uso típico.
O desempenho nas tarefas do dia-a-dia foi excelente, seja navegando na web, jogando ou assistindo vídeo em Full HD. A autonomia de bateria também agradou: sob uso típico foi comum chegar ao fim de um dia de trabalho, cerca de 13 horas fora da tomada, com 15% de bateria restantes, numa autonomia total de cerca de 15 horas.

Conclusão
O Sony Xperia ZQ é sem dúvida um excelente smartphone, capaz de competir em pé de igualdade com aparelhos como o LG Optimus G ou até mesmo o badalado Samsung Galaxy S4, que é mais caro.  O preço sugerido pela Sony é de R$ 2.049, sem subsídios das operadoras.

Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...