LG L3: Dentro do aparelho temos como cérebro um processador Qualcomm de 800MHz, já famoso entre os low-ends. Um destaque importante vai para a GPU dedicada Adreno 200 que permite o L3 rodar alguns joguinhos em 3D como Fruit Ninja e Temple Run (ah, e o Angry Birds também funciona, Ok viciados?), mas eu disse Joguinhos, não espere rodar N.O.V.A 3 ou Mass Effect: Infiltrator que não vai rolar! Ele também traz 384 MB de memória RAM e surpreendentemente ele me pareceu se comportar melhor do que o meu Galaxy Ace que, apesar de custar mais caro, perdeu essa briga. O aparelho só reproduz vídeos em até 480p (alguns em 720p dependendo do tipo de render, porém com muuuiiito lag) mas não acredito que seja por causa do hardware em si, e sim pela tela que tem alguns probleminhas e vamos citá-los no tópico abaixo.
Nokia 500: Hardware e processamento
O processamento não é dos mais poderosos, reflexo de seu valor mais em conta. Contamos aqui com configurações modestos, como processador ARM 11 de 1 GHz, 256 MB RAM e 512 MB ROM, suficientes para o sistema Symbian. O Nokia 500 não é superrápido e pode dar alguns tropeços por vezes, mas para uso cotidiano é totalmente aceitável.
Esse smartphone da Nokia possui um protocolo a mais no 3G, o que oferece mais velocidade de navegação. Completam as espeificações conectividades Wi-Fi, Bluetooth 2.1 com A2DP e EDR e GPS com A-GPS (suporte da rede celular). EDR significa que essa conexão é três vezes mais rápida que as antigas; o AD2P já é conhecido, pois permite a conexão de periféricos como fones, hands free e teclados sem fio. Os sensores são acelerômetro, proximidade e bússola. Há suporte a Flash e Java, este via emulador.
Sistema operacional e usabilidade
O 500 vem equipado com o Nokia Belle OS, o famoso Symbian, já com o Feature Pack 2 já instalado. O tradicional sistema operacional da Nokia não é ruim e evoluiu muito nas últimas versões. No entanto, está defasado perante os principais concorrentes e não deve ganhar mais atualizações, já que ele foi descontinuado pela própria fabricante.
Mexer com o Symbian é bem fácil, ainda mais se você é um usuário Nokia antigo. Alguns dias de uso e você logo domina as funções do aparelho. A interface é colorida e lúdica, com ícones arredondados e desenhos simples. Assim, este é um ótimo sistema para quem não têm mais paciência para dominar uma nova tecnologia ou simplesmente quer um smartphone completo, mas sem muita frescura.
É melhor pegar o LG L3.


