O Android é o sistema operacional para dispositivos móveis mais popular do mercado,conforme estudo publicado recentemente. Além de versátil, é um sistema que se diferencia dos demais por ser desenvolvido com código aberto. O que deveria ser uma virtude, nem sempre resulta em resultado prático para usuários que só querem usar o seu smartphone. Em inúmeras colunas são postadas perguntas sobre como realizar a atualização da versão do Android.
Infelizmente, na maioria das vezes, a resposta é que o fabricante do aparelho não disponibilizou e não irá disponibilizar uma atualização compatível para um determinado modelo de aparelho. Pelo fato de não poder contar com atualizações regulares, o smartphone ou tablet fica desprovido das melhorias implementadas nas versões seguintes do Android, e em alguns casos, aplicativos deixam de ser suportados. Mas e o que fazer? Será que por essa razão o aparelho deva ser substituído por um aparelho novo?
Nesta coluna será apresentado o procedimento de atualização da versão do Android para uma versão customizada pela comunidade de desenvolvedores. Vale salientar que se trata de um procedimento arriscado, e que se algo der errado o aparelho pode ficar inutilizado. Por conta disso, é preciso avaliar se realmente é válido arriscar perder definitivamente o smartphone. Porém, se tudo der certo, o aparelho ficará renovado, com novas funcionalidades e provavelmente com um desempenho superior ao obtido na versão atual.
A atualização
O sistema operacional Android, após liberada a versão oficial, recebe modificações implementadas pelos fabricantes, o que em alguns casos funcionalidades que deveriam estar disponíveis por padrão, acabam sendo desabilitadas. Assim, como a demora ou a ausência da disponibilização de uma nova versão acabou servindo de motivação para que programadores baixassem o código fonte do sistema e implementassem a sua própria versão. Esse procedimento está longe de ser considerado trivial, mas qualquer usuário que estiver disposto a se aventurar a usar uma versão modificada do Android, pode obtê-la gratuitamente. São inúmeras versões alternativas, entre elas a mais popular é a CyanogenMOD. Por meio dessa iniciativa da comunidade, uma vasta lista de aparelhos pode contar com uma custom ROM, que nada mais é que uma versão modificada do sistema operacional para ser instalada no smartphone ou no tablet.
O smartphone usado nesse exemplo é um Motorola Milestone 2, que embora ainda conte com alguns recursos interessantes, já não é um smartphone tão moderno se comparado com os modelos atuais. Nele está instalada a versão 2.2 do Android, totalmente original de fábrica. Antes de iniciar o procedimento de instalação, é preciso realizar a última atualização usando a versão oficial disponibilizada pelo fabricante. O processo dessa atualização é simples: basta conectar o aparelho no PC e instalar o programa disponível neste link. Uma dica de segurança: jamais o aparelho deve ser desconectado do PC enquanto o software estiver instalando a nova versão. Ao término da instalação, o aparelho irá reiniciar automaticamente. Não há razão para se preocupar, faz parte do processo.
Habilitando o root no aparelho
Para iniciar a instalação da versão customizada do Android será necessário obter acesso total as configurações do aparelho. Para isso, é preciso liberar o acesso ao root, ou seja, conceder permissão irrestrita a qualquer procedimento e operação no sistema operacional. Os arquivos necessários estão disponíveis neste link. Após tê-los baixado, siga os seguintes passos:
– Instale o programa de sincronia e drivers da Motorola;
– Coloque o aparelho em modo de depuração USB. Para isso, clique em Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento > Depuração USB.
– Conecte o aparelho em modo de armazenamento USB;
– Copie o conteúdo do arquivo disponibilizado para download para dentro do cartão de memória do aparelho;
– Clique sobre o arquivo runme.bat e siga as instruções que serão exibidas na tela do PC;
– Aguarde enquanto o aparelho reinicia automaticamente. Em instantes, o acesso ao root estará liberado.
Preparando o ambiente
Será necessário preparar o ambiente no PC para realizar a atualização. Para isso será preciso fazer o download do arquivo deste link. Após descompactar o arquivo e instalar um programa chamado RSDlite5.6, com o smartphone conectado ao PC, execute o programa recém instalado e através dele localize o arquivo chamado downgrade_for_bl=3.sbf, que também estava disponível no arquivo do download. Após ter selecionado o arquivo, clique no botão Start e aguarde enquanto é realizado o processo inicial.
Para dar continuidade no processo de atualização do Android, faça o download deste arquivo, descompacte o seu conteúdo no interior do cartão de memória do smartphone. Após clique sobre o arquivo chamado Recovery Bootstrap.apk, em alguns instantes será exibida uma mensagem de notificação sobre o sucesso do procedimento de instalação, em seguida clique na opção Reboot Recovery.
O aparelho irá reiniciar, então usando os botões do volume para navegar entre as opções e o da câmera para confirmar a seleção, localize a opção install zip from sdcard e em seguida a opçãochoose zip file. Após, acesse a pasta do cartão de memória em que foi depositada uma cópia do arquivo Bootmenu, e selecione para instalar o menu. Ao término da instalação, pressione o botãopower e clique na opção Reboot system now. O aparelho irá reiniciar então selecione a opçãoRecovery e em seguida a opção Custom Revovery.
Ao iniciar o sistema, selecione a opção Wipe data/factory reset e confirme essa escolha. Em seguida selecione Wipe cache partition, feito isso navegue até a opção intall zip from sdcard, selecione a opção choose zip from sdcard. Localize e selecione no cartão de memória a pasta do arquivo CM10. Selecione novamente a opção install zip from sdcard e em seguida, também novamente a opção choose zip from sdcard para instalar o aplicativo que habilitará o smartphone acessar a Google Play. Navegue pelo cartão de memória, localize e instale o aplicativo Gapps. Será necessário escolher novamente a opção Wipe data/factory reset e a etapa seguinte, Wipe cache partition, retorne ao menu principal e selecione a opção Reboot system now.
Se tudo der certo, o sistema carregará a versão 4.1 do Android no Motorola Milestone 2.