É relativamente comum as pessoas, acidentalmente molharem o aparelho celular, seja dando banho de chuva, mergulhando na piscina com o aparelho no bolso, derrubar o celular dentro da privada (acredite isso é muito comum), etc.
Infelizmente pouca gente sabe a maneira correta de proceder para ter uma boa chance de recuperar o aparelho. Venho por meio desta postagem dar algumas dicas para ajudar a salvar o seu comunicador afogado.
Primeira coisa: NÃO TENTE LIGAR O CELULAR! Lembre-se de que aguá conduz eletricidade. Se você tenta ligar o aparelho molhado a corrente flui descontroladamente para todas as partes da placa podendo danifica-la. Sendo assim a primeira coisa que você deve fazer (imediatamente) é tirar a tampa e remover a bateria, para cessar o curto circuito. A próxima coisa que se deve fazer é dar um “banho químico” na(s) placa(s) do celular. Geralmente esse banho é feito com álcool isopropílico ou thinner (aquele solvente usado em tinta). Esse serviço pode ser feito por uma assistência técnica especializada ou por você mesmo.
Caso você tenha confiança o bastante, e queira fazer o procedimento sozinho, apenas desmonte o aparelho, e com um pincel de um banho em todos os circuitos do celular, apenas tome cuidado para não molhar o display (lcd, visor, etc). Espere secar e pronto. O banho quimico vai remover completamente qualquer rastro de agua na placa de seu aparelho. Esse procedimento tambem pode ser valido para um celular que foi molhado a bastante tempo, porém nesse caso as chances de recuperação são menores.
De acordo com minha própria experiencia o thinner é mais eficiente que o álcool isopropílico, principalmente para remover ferrugem. Feito isso, apenas remonte o aparelho e teste. Se você fez como eu expliquei as chances de recuperação são muito altas. Se o celular ainda apresenta problemas então só resta leva-lo a assistência técnica e rezar para dar conserto.