sábado, 25 de maio de 2013

Como tirar riscos e arranhões de celulares




Conforme a tecnologia evolui, os displays também vão se tornando mais resistentes. Mas isso não significa que estes sejam impossíveis de acontecer.
No caso das mulheres, é comum deixar o aparelho dentro de bolsas com itens como moedas, chaves e demais objetos cortantes que fazem parte do dia a dia feminino. Já para os homens, chaves de carro e de casa são os principais inimigos de um visor sem riscos.

Pasta de dente


Por mais que pareça estranho e que remeta à ideia de uma técnica bizarra, muitos dos donos de celulares – e até de monitores de computador – com o visor riscado resolveram o problema com a utilização deste material de higiene pessoal. Grande parte dos usuários que escreveram depoimentos sobre este método relatou já ter tentado outras formas, mas sem obter muito sucesso.
Para esta técnica é preciso ter em mãos uma pasta de dente branca – não pode ser aquelas em gel – e um pedaço de algodão ou um cotonete. A utilização é simples: aplique a pasta e esfregue com o algodão ou com o cotonete, sem forçar muito, por cerca de cinco minutos.
Após este período, limpe o visor até que não reste nenhuma partícula do material e confira o resultado. Caso o arranhado ainda persista no visor, tente repetir o processo. Dependendo do tipo de display, o risco pode ir saindo um pouquinho por vez, como é o caso das telas LCD. Mas, preste atenção, não utilize por muitas vezes seguidas, pois isso pode tirar a camada de verniz que protege o visor, tirando o brilho e deixando-o com uma aparência fosca.

Borracha

As borrachas escolares também podem ser utilizadas para este fim. Segundo os relatos, a que reverte em melhor resultado é aquele modelo retangular de cor verde. Esfregue levemente o material sobre a tela, exatamente em cima do risco, e depois limpe a superfície para conferir o resultado. Caso seja necessário, repita a aplicação mais vezes, sempre tomando muito cuidado para não forçar o visor. Este método é recomendado para aparelhos com display de LED.

Vaselina

Se você fez cara feia para a técnica baseada em pasta de dente, provavelmente deve achar esta aqui uma coisa de outro mundo. Entretanto, o leitor ficaria surpreso com a eficiência que se pode obter utilizando a vaselina como matéria-prima para tirar riscos de visores LCD.
Juntamente com o material de higiene pessoal, esta é outra candidata a número um no combate aos arranhões de visores. Segundo algumas fontes especializadas, isto acontece devido à densidade ótica da vaselina que se iguala com a densidade da tela LCD.
Enfim, apesar de estranho, este é um dos métodos que oferece menos chances de danificar o visor do aparelho. Portanto, não custa tentar. Para a utilização, é preciso aplicar uma gota do material em cima do arranhão e espalhá-la levemente com o auxílio de um pedaço de algodão ou de um cotonete. A aplicação não deve demorar mais do que um ou dois minutos. Após este período verifique o resultado retirando o excesso que ficar sobre a tela.
Se você não quiser utilizar vaselina, existem algumas substâncias que podem substituí-la, porém, não com a mesma eficácia. Estes materiais são o silicone em pasta e o óleo de soja (ou óleo de cozinha). Apesar de substitutos, eles podem oferecer mais perigo de danos ao visor, portanto, utilize com cuidado e sem exageros.

Displex

Já existe no mercado um produto criado especificamente para o tratamento de arranhões. O mais famoso deles é o Displex: uma pasta que trabalha como um polidor para telas de celular, iPod e PSP. O funcionamento dele se baseia no desgaste da área ao redor do risco, fazendo com que o arranhão não fique tão evidente. O produto pode ser comprado pelo site oficial ou por sites de compra virtual, como o Mercado Livre, por cerca de 30 reais a unidade.
Assim como nos outros métodos, a aplicação é simples. Basta colocar um pouco da pasta Displex no local do risco e polir a área com um pedaço de algodão ou com um pano macio e limpo durante três minutos. No caso de arranhões fundos, repita a operação para alcançar melhores resultados.

Não é aconselhável aplicar por mais tempo do que o período pré-estabelecido pela marca. Afinal de contas, este produto desgasta a área onde foi aplicada, formando um buraco na tela se ele for utilizado repetidamente.
A desvantagem apontada sobre esta substância é o fato de ela tirar o brilho da área na qual é utilizada. Caso o usuário aplique muitas vezes seguidas – o que é necessário para riscos muito profundos –, o visor fica marcado com uma mancha esbranquiçada e fosca.
Considerando a opinião dos donos de celular – e monitor – que utilizaram o Displex, chega-se à conclusão de que, apesar de específico para este problema, esta não é a técnica mais indicada. Entretanto, a exposição deste material continuou válida neste artigo para fins informativos. A decisão pela substância ideal cabe a cada usuário.

Soluções alternativas


Existem alguns celulares, os mais antigos, por exemplo, que permitem a troca da capa frontal do celular. Neste caso, o mais fácil é fazer a alteração sem precisar aplicar nenhum produto. Em outros casos, também existe a possibilidade de trocar do visor inteiro. Para isso, consulte uma assistência técnica autorizada para a sua marca.

Caso o arranhão tenha atingido apenas a proteção plástica do visor, o problema pode ser resolvido com um polimento bem feito. Para isso, encontre um lugar na sua cidade especializado em polimento de telas em geral – monitores, televisões e celulares, por exemplo – e peça que estes profissionais deem uma ajudinha com o risco.

Como evitar


Se você ainda não tem nenhum risco na tela do seu celular, e pretende que ela continue assim, pode utilizar as capas protetoras que são desenvolvidas para diversos modelos de celular. Em média, o valor destas películas protetoras fica por menos de 10 reais, mas pode aumentar dependendo do tipo de visor.


Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...