1- O que é um celular touchscreen?
Aparelhos touchscreen (celulares, GPS, agendas, etc) são produtos que possuem tela sensível ao toque, fazendo com que parte dos controles do celular possa ser feito diretamente pressionando a tela do aparelho. Esse controle pode ser feito usando diretamente a ponta dos dedos ou usando uma canetinha com ponta de plástico (popularmente chamada de stylus).
Existem vários tipos de tecnologia para este tipo de tela. A mais comum é a resistiva. Resumidamente, é um sanduíche de circuitos na tela que, ao pressionar-se determinado ponto, são fechados, indicando em qual parte da tela houve o toque.
pressão fecha o circuito, indicando ao celular em que parte da tela o usuário clicou
2- Os menus podem ser mais complexos e são mais fáceis de serem acessados
Para navegar entre os menus, não é mais necessário ficar clicando nos botões direcionais do teclado até chegar ao item correto. Basta ir com o dedo diretamente no item que você deseja acessar. Isso dá maior rapidez e permitiu que os fabricantes de celulares inserissem mais funções de navegação.
Menus acessiveis a um toque
3- Maior agilidade na hora de procurar os contatos
Os aparelhos sensíveis ao toque sempre usam e abusam dessa função. Por exemplo, se sua lista de contatos for gigantesca, basta apenas arrastar a lista para cima ou para baixo, até que você encontre o contato desejado. Nada mais de ficar clicando para cima ou para baixo no direcional. A mesma coisa vale para ver email ou navegar na internet.
Arrastando o dedo na tela para acessar os dados mais abaixo
4- Tela maior
Com a redução do número de teclas, sobra mais espaço para tela. Além de isso permitir uma melhor experiência na hora de usar o touchscreen, a maior área permite que outras funcionalidades, como adiantar uma música ou ver um filme, possam ser feitas de maneira mais prática e agradável.
Tamanho maior da tela permite uma melhor utulização dos recursos
5- Melhor experiência ao fotografar
Outra vantagem da tela maior + touchscreen é acessar as opções na hora de fotografar. Escolher a melhor definição, uso de flash, zoom digital, etc, tornou-se muito mais fácil. Além disso, alguns aparelhos como o LG Renoir permitem que você escolha qual o plano a ser focalizado, permitindo uma ótima experiência ao fotografar.
Troca de definição da foto do Scarlet Phone com somente alguns comandos
6- Costumam ser maiores que um celular “flip”
Com o tempo, os aparelhos celulares passaram a ficar da vez menores. Isso não faz muito sentido em aparelhos touchscreen, onde quanto maior a área de tela, mais funções o aparelho poderá ter. Se você sempre preferiu aparelhos compactos, leve isso em conta na hora de decidir comprar um aparelho touch.
O tamanho dos aparelhos Touchscreen costuma ser maior que o dos celulares convencionais
7- Normalmente, para fazer uma ligação, são necessários apertar algumas teclas antes
Se a principal função de um celular para você é usá-lo como telefone (acredite, isso passou a ser secundário para muita gente), talvez o touchscreen incomode-o um pouco para fazer ligações. Primeiro porque para aparecer o teclado do telefone são necessários alguns cliques (1 ou 2) e também porque no início a sensação de teclar na tela não passa muita confiança (muito liso e sem o “click” do botão). Para resolver esse problemas, alguns aparelhos touchscreen da LG possuem a função “vibro” a cada toque na tela, confirmando que alguma tecla foi apertada.
8- Cuidado com os riscos na tela
Cuidado: Tela + chaves + moedas = risco
Se você é daquelas pessoas que carregam celular no bolso da calça ou joga na bolsa no meio de chaves, moedas e outro objetos, existe uma grande possibilidade de você encontrá-lo um dia com a tela arranhada. Isso não prejudica o funcionamento do touchscreen, mas dependendo do local, torna a utilização um tanto desagradável.
Os aparelhos touchscreen da LG sempre acompanham pelicula protetora. Elas são extremamente importantes para proteger seu aparelho novinho em folha de pequenos riscos na tela original.
9- A inserção de texto requer prática
Se você possui dedos gordinhos como eu, provavelmente terá que usar a stylus para inserir textos, principalmente se o celular não possuir um opção de teclado touch horizontal. Nesse caso, talvez um celular com teclado ou algum aparelho híbrido (touchscreen + teclado qwerty) seja o ideal.
Antes de comprar, vale a pena testar o aparelho nas lojas de telefonia. Não leve em consideração a rapidez ao digitar (isso melhora com o tempo) e sim o conforto, tanto com a ponta dos dedos, quanto com a stylus.
3 formas de inserir texto: Vertical, horizontal e usando a Stylus. Teclado horizontal facilita a inserção de dados, mesmo para os dedos mais gordinhos como o meu
10- Qual a melhor opção: aparelhos touchscreen ou de teclas?
A escolha do melhor tipo de celular varia muito de acordo com o gosto e, principalmente, a utilização. O melhor mesmo é pensar quais serão as principais finalidades do aparelho e, então, optar pelo modelo adequado. A minha sugestão é ir até uma loja e brincar uns 20 minutos com os aparelhos. No começo pode até ser um pouco complicado passar de um tipo para o outro, mas com o tempo tudo passa a ser mais natural.